Prefeito anuncia ´reunião técnica´ para tratar de obras para o Alto do Amparo

prefeito apresentou novo relatório ao ministro Occhi
Ascom/Mariana Raphael

Acompanhado do vice-governador da Bahia, João Leão, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, se reuniu, nesta terça-feira, 04, com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em Brasília, para tratar da liberação de verbas para serviços nos Altos do Socorro, Nerival e, prioritariamente, no Amparo, o que mais prejuízos tem sofrido com os efeitos da chuva. Como resultado desse encontro, o gestor enviou o secretário municipal de Infraestrutura, Isaac Albagli, para uma reunião técnica, nesta quinta, 06, na qual serão definidos detalhes das obras.

A reunião com técnicos do Ministério da Integração Nacional foi acertada após o prefeito apresentar ao ministro um novo relatório demonstrando o agravamento dos problemas causados pela chuva, além dos recentes protestos de moradores dessas localidades, que cobram medidas urgentes para a situação. O encontro, que será realizado em Brasília, servirá de ponto de partida para definir a forma como as obras serão realizadas.

De acordo com o prefeito, o ministro Occhi se comprometeu a acelerar o procedimento de liberação das verbas para obras no Amparo, orçadas, pelo Governo Federal, em R$ 5,6 milhões, e nos Altos do Socorro e Nerival, que incluem a construção de encostas e revitalização de ruas danificadas pelo movimento de terra.

Verbas – A solicitação de verbas para obras em áreas altas da cidade foi apresentada pelo prefeito Jabes Ribeiro no início de 2014, depois que fortes chuvas causaram prejuízos, como deslizamento de encostas e rachaduras em ruas de morros. Desde 2014, esse foi o sétimo encontro do gestor com o ministro Gilberto Occhi, para tratar da liberação dos recursos.

A primeira vitória nesse sentido ocorreu há dois meses, quando o Governo Federal autorizou o município a licitar obras nos Altos Bela Vista e Tapera, na Avenida Itabuna. Os serviços a serem executados nessas localidades incluem a revitalização de ruas e contenção de encostas e estão orçados em R$ 3,7 milhões.